Estudo da Coluna Cervical
A Espondilose da Coluna Cervical é um termo geral para o desgaste relacionado com a idade, apresentando uma degenerescência das vértebras e dos discos intervertebrais do pescoço. A espondilose cervical produz um estreitamento do canal espinhal do pescoço (o canal que contém a medula espinhal) e comprime a medula espinhal ou as raízes nervosas espinhais, ocasionando a sua disfunção. Os sintomas podem ser consequência tanto de uma compressão medular como da lesão nas raízes nervosas
Um caso clínico de exemplificativo:
Um paciente do sexo masculino, de meia-idade, foi encaminhado com queixa de dor local na região cervical superior esquerdo.
O neurocirurgião encontrou um tumor ósseo na região de C3, e foi efetuada de imediato a aquisição de uma imagem de CBCT da coluna cervical, sem passar por um raio-X convencional dessa região.
A imagem CBCT mostrou uma artrose grave na face da articulação, onde se pode ver uma massa óssea formada por degeneração óssea nessa área, tanto nas fronteiras media e lateral como na face da articulação. Também revela estenose lateral relativa.
Além disso, as imagens mostram a massa nos planos axiais, coronal e sagital e a imagem de reconstrução da superfície em 3D.
O paciente foi encaminhado para a ressecção da lesão e foraminotomia.