Imagens Panorâmicas
Quando comparadas com imagens intra-orais, podemos perceber que as imagens panorâmicas são uma forma rápida de obtenção de uma vista geral de toda a dentição do paciente.
Este tipo de imagem emite uma carga de radiação relativamente baixa, cobrindo toda a área e garantindo uma visão geral da saúde bucal do paciente numa só aquisição.
A Ortopantomografia é um exame de realização rápida – em média 3 a 4 minutos (incluindo o tempo necessário para o posicionamento do paciente e a exposição).
Está indicado para :
Diagnóstico inicial do estado da saúde oral do paciente
Deteção e eventual diagnóstico de lesões dos maxilares, dos dentes ou das estruturas adjacentes
Estudo das desdentações parciais ou totais
Pesquisa de corpos estranhos
Avaliação morfológica da ATM
Estudo das malformações faciais
Traumatologia maxilo-facial
Casos clínicos em que o paciente está impossibilitado de abrir a boca impossibilitando o recurso a radiografias intra-orais)
Durante o processo de aquisição de imagem , enquanto a parte rotativa da máquina de raio -X se move em torno da cabeça do paciente , o feixe cónico de raios- X emitido a partir da unidade central “tubehead” efetua uma passagem complexa, sobrepondo estruturas de ossos e dentes para posterior gravação de imagens em suportes media digitais (o que pode ser um filme, CD digital, um sensor CMOS ou uma radiografia impressa).
Com a finalidade de evitar e ultrapassar algumas das estruturas ósseas mais espessas ( como é o caso da parte inferior do crânio e as vértebras cervicais ) , o ângulo do feixe é ligeiramente dirigido para cima (conforme se pode observar na imagem abaixo).